Bob Marley In 1977




Bob Marley Cuirosidades


O verdadeiro nome de Bob Marley era Robert Nesta Marley


Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica. Seus pais eram Norval Sinclair Marley, um militar branco inglês, e Cedella Booker, uma adolescente negra. 


Norval e Cedella casaram-se em 9 de julho de 1944. Norval, porém, abandonou Cedella no dia seguinte ao casamento. Apesar de raramente encontrar a esposa e o filho, Norval continuou dando apoio financeiro a eles. 
 
 

Com a morte de Norval em 1955, Cedella e o pequeno Marley se mudaram para Kingston, capital da Jamaica.


Marley costumava ser alvo de chacotas e brincadeiras de mal gosto dos garotos da vizinhança por ser mulato e por ter baixa estatura.


Antes de se tornar famoso, Marley chegou a trabalhar em uma oficina mecânica e até a ler as mãos das pessoas.


Marley tornou-se conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh.


Seu primeiro sucesso internacional foi a música No Woman No Cry, de 1975, com o grupo The Wailers. 


Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por ele e pelo então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante o período eleitoral, Marley, sua esposa Rita e o empresário Don Taylor foram vítimas de um atentado na residência do cantor em Hope Road. Marley sofreu ferimentos leves no braço e no tórax. Acredita-se que o tiroteio teve motivações políticas, já que o concerto foi visto como um gesto de apoio ao primeiro-ministro. 


Marley fez o show, mas deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya. Lá, foi preso pela posse de um cigarro de maconha. 



Marley foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabue em abril de 1980.



Bob Marley era adepto da religião rastafari. Pode-se, inclusive, dizer que ele era um missionário rasta, fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava fraternidade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
 



O rastafarismo nasceu na Jamaica e idolatrava o líder etíope Haille Selassie. Em geral, os “rastas” são naturalistas, vegetarianos, pregam a paz entre os povos e idolatram a cultura Africana. Dizem que a verdadeira origem da palavra rastafari é aramaica e significa “príncipe da paz”. 
 

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas. 


Em julho de 1977, Marley descobriu uma ferida no dedão do pé direito, que ele pensou ter sido provocada por um acidente em um jogo de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu. Foi aí que ele descobriu sofrer de um tipo de câncer de pele chamado melonoma malino, que se desenvolveu em seu dedo. Os médicos o aconselharam a amputar o dedo, mas Marley recusou. O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago.


Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias na Jamaica, mas a doença se agravou e Marley teve de ser internado nos Estados Unidos. Bob Marley faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. 

Ao falecer, Marley estava completamente calvo. Para esconder a careca, seus dreads originais foram colados em sua cabeça. Antes de ser atingido pelo câncer, a última vez em que Marley havia cortado a longa cabeleira foi em 1968

 
Marley foi enterrado em Nine Miles, perto de sua cidade natal. Junto com o corpo foram enterrados sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia.
 


Interpretada pelo The Wailers, a música One Love foi escolhida pela BBC como uma das canções do século XX. Já o disco Exodus foi eleito o Álbum do século pela revista norte-americana Time.

 

Ziggy Marley, filho de Bob, estreou em disco em 1985, quando tinha apenas 17 anos. Ziggy é considerado successor musical de Marley.

Legend DVD 
 THE LEGEND
é um conjunto de vídeos. Fragmentos de discursos entre as músicas de Marley. Além disso, o DVD contém um documentário, "Time Will Tell". Legend também saiu em DVD, versão de dois discos com os CDs de áudio incluído.


 

LIVE! 
- BOX CD duplo. DVD contém um show ao vivo do Rainbow Theatre, gravado em 5.1 DTS surround sound + mais de 60 minutos de gravação dos shows gravado em Kingston & Nine Mile, em casa, Marley e Tuff Gong Studio. 
DVD 2 é mais um documentário sobre Bob horas

DVD Santa Barbara Live! 1979 
SANTA BARBARA 
é uma gravação do concerto de Bob Marley & The Wailers, que teve lugar em Santa Barbara em 1979. Além  disso, a entrevista com Bob placa, as memórias dos participantes do show e um documentário sobre o reggae eo rastafarianismo

DVD Rebel Music - The Bob Marley Story 

REBEL MUSIC 

é um dos mais controversos filmes sobre Bob Marley.
 Apresenta-o como um homem que lutou pelos direitos dos outros se esquecem das suas próprias vidas. Muitas histórias interessantes e análise dos tempos em que Marley fez 

DVD Spriritual Journey 

SPIRUTUAL JOURNEY

caixa de dois discos. É constituída por: um DVD com um documentário sobre Bob Marley entrevista e um conjunto de fotos e CDs de áudio com velhos hits jamaicanos

Heartland Reggae DVD 

HEARTLAND REGGAE
 contém gravações de shows com a participação de: P. Tosh, Dennis Brown, U-Roy. Interessantes são as fotos de diferentes locais da Jamaica. A maior atração do disco, porém, é a aparência Marley sobre o "One Love Peace Concert, no Bob serve nos dois zwalaczających cena na política jamaicana. 



Catch A Fire DVD 
Catch A Fire 

 um filme inteiramente dedicado à gravação do primeiro álbum Wailersów. Temos lembranças de músicos e produtores do álbum. Muito do material não tem sido relatado


Bob Marley Interview In 1979 ( Traduzidoo )


Eu tenho a dizer sobre mim um. Eu cresci em um mundo de preconceito racial. Meu pai era branco, minha mãe era negra ... Eu ot Enigma do Príncipe. Nunca se identificou totalmente com qualquer uma dessas raças, nem branco, nem negro. O advogado do lado de Deus. Ele me criou em seu podobieństo, ele queria que eu usasse em um sangue preto e branco. Eu nunca soube que seu pai. Mãe cuidava de mim e minha educação, e ela me mandou para a escola. Mas eu usava, por si só suficiente conhecimento e inspiração. Se eu fosse a escola que eu seria idiota maldito.
 Bob parecia ser o seu primeiro contacto com a música?

Não podíamos dar ao luxo de comprar CDs, então ouvimos o rádio. Foi a única opção para ouvir música. Assim nós nos sentamos com ele o tempo todo. Eu realmente sugado para nós, como Spiritual Music - tudo o que tem revolucionado os nossos gostos. Essa foi a nossa vida em Trench Town. Lembro-me que trouxe a guitarra, algo przypalaliśmy ... Produziu uma atmosfera maravilhosa, absolutamente. Começou a tocar. Todos participaram deste, estavam trazendo algo para a música. Cada um cantou algumas palavras, mesmo quando ele era um desconhecido atirou seus dois centavos. Tudo dependia do povo, da sua presença.

Você se lembra de quando você nasceu Wailersi?


Wailersi formada por volta de 1963. 
Tosh, Bunny, Junior, e Bewerly Braithwate -, então foi divertido. Esta é a experiência como primeiro musical, trabalhando com bons músicos, tocando juntos, ótimo. Em seguida, Junior foi Bewerly também ... e só foram Peter, Bunny e Bob.
Como foi a primeira gravação?

Normalmente, gravamos tudo em uma única faixa. 
Tudo no seu rasgado e misturado. Então nós tínhamos dois caminhos. Na verdade, tudo no estúdio dependia do contratante - desde o cara que fez o som. Às vezes, levamos muito tempo, e às vezes ele estava pronto para a primeira vez.

Por que você decidiu se tornar um músico?

Normalmente, gravamos tudo em uma única faixa. 
Tudo no seu rasgado e misturado. Então nós tínhamos dois caminhos. Na verdade, tudo no estúdio dependia do contratante - desde o cara que fez o som. Às vezes, levamos muito tempo, e às vezes ele estava pronto para a primeira vez.
Você não pode me perguntar isso! A menos que você perguntar por que Deus fez de mim um músico. Ainda não decidi sobre isso. Eu era um cara que trabalhou com o material mecânico. Reparação de máquinas, carros. Eu era um soldador ... 





O que te inspirou?

A música sempre inspirou nossas crenças e nosso conhecimento. 
E como chegaram os arcanos desse conhecimento. Reggae é uma música sobre si mesmo. É própria história - sobre o seu passado e futuro.Onde você vivia em Kingston, que parte?Foi a leste de Kingston. Sim ... Foi Oxford Street East Kingston, ao lado da igreja em Trenchtown.
A vida lá não foi fácil?

Não é ... Não foi fácil, mas eu vim do interior e para mim era mais fácil de suportar. Também depende das necessidades e expectativas do lugar. Aprendemos a independência Trenchtown. Quando algo tem crescido você pode comer? No campo, onde a fruta é cultivada em uma árvore que você poderia comê-los e você não estava com fome.
Então essa é a diferença entre a cidade eo país? Bastante coisas diferentes para comer?Sim. A cidade era muito diferente, muito diferente da vila. Aqui, as pessoas têm que trabalhar, então, pegar o ônibus, e terminar o  trabalho no campo e voltar para casa em um jumento, ea cidade deve estar no local de trabalho a tempo, terminar o trabalho no tempo e ir para casa. Estes são dois estilos completamente diferentes.Eu sei que a Kingston - Trenchtown é um bairro bastante perigoso. Como, então, não sobreviveram?Quando eu era um jovem em Trenchtown, a única coisa que tínhamos de fazer para sobreviver é a fugir da polícia. Quando a polícia te pegou, dostawałeś a prisão e durante o interrogatório responderam à pergunta: "Onde está você" Quando você disse "Trenchtown", foi em cima de você ..
Lembram-se do possível, quais são as origens do reggae?
Quando os músicos começaram a tocar na Jamaica, calypso estava em voga. Este foi o resultado da influência americana grande. Ouvido artistas como Fats Domino, que não foi sem significado, porque o Joe Higgs tocava música reggae, com influências evidentes de blues norte-americano ... Em seguida, desenvolveu-se e as pessoas começaram a tocar ska. Então, rock steady e reggae. Três estilos são compostas por ele para construir um novo.

Diga o que para você é o reggae?

Reggae é música do coração do povo da Jamaica. 
Música dentro. A música é uma família, e você não pode separar a música e familiares ... Você pode separar as palavras, mas você não pode separar a música. Carrega a mensagem da música reggae e letras torna essa música muito importante, assim que eu penso. É importante que as pessoas entendam as letras dessas músicas. Embora algumas das palavras que eu não sabia discernir o significado. Este JAH criou a música e permitiu que ela cantasse a massa - ea música provém precisamente estas massas. Reggae também reflete a situação social do real, profundo, baixo linhas de baixo soando, ilustram a vida das favelas e guetos, e sotaque bateria é um sinal de fé na consciência ressurgimento público resultará em supressão de os cidadãos de primeira e segunda categorias.










Qual é a erva para rastamanów?
Herb é a santidade absoluta dos rastafaris que adorá-los. Queima da erva - que é a sabedoria da nação. Assim como o álcool é a desgraça da salvação da humanidade para que esta erva. Aceitamos a erva, é importante. Só estranho, porque é tanto espaço na vida das pessoas que não aceitam. Para nós, a erva é uma realidade ea vida. Não é algo material, palpável. Diz-se que a erva é uma planta, mas só ganja é bom para tudo. Portanto, aqueles que têm contato com o seu desejo de fazer o bem. Eles são bons mesmo para um ranking elevado, mesmo para aqueles que nos proíbe de fumar. Eles se sentam e dizem que não, e que é proibido, porque supostamente o torna um rebelde. Contra o quê? Herb lhe dará tempo para a contemplação, para a vida real, imediatamente após o uso


.A religião parece desempenhar um grande papel em sua vida e música ...Ela é minha vida. Algumas pessoas chamam isso de religião, mas é simplesmente a criação divina. Tudo em volta é uma religião. A palavra é uma religião, como da política. As pessoas estão lutando uns contra os outros, contra as raízes. Rastaman respeite todos e cada religião ... mas ele sabe que não há religião. A religião é campo de batalha da guerra.Então, se você é religioso?Não, eu não sou religioso. Eu sou quem eu sou - eu sou um Rastaman. Portanto, não é religião - é a vida. A ciência é o auge da nossa verdade, a verdade de toda a humanidade. Não é magia estranha, é ciência. Alguém uma vez disse, "você deixa de viver", e sua altura pode ser aumentada para viver.



Você diz que Haile Selassie é o Cristo, ou tem o Cristo?

É Cristo, e ninguém antes dele ou depois dele.
Como você pode ter certeza? E se você vir amanhã?O que você quer dizer quando diz que amanhã vem? Antes de vir amanhã, ele já cá estava ontem e como sempre é. Ela é chamada Rastafari. Então você não pode esperar a sua vinda. E pelo jeito, Deus vem a cada indivíduo.

Haile Selassie Assim é Jesus retornar à terra uma segunda vez?

Sim, homem! 
Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Isso é verdade.    Haile Selassie é o líder da Etiópia?
Ó não diga isso. Não basta falar de Deus. Você não pode colocar Deus no país. Deus deve ser colocado como um criador. Isto é o que divide as pessoas. Deus é a diferença entre as pessoas. Se eu disser que Haile Selassie da Etiópia é líder em os EUA é o próximo líder e cada um dos países próximos


O mesmo acontece com Jimmy Carter é o equivalente de Haile Selassie?

Não, você não pode, de modo a falar comigo! 
Eu estou falando com você sobre Deus. Eu não estou brincando - não é piada. Há alguém que te conhece e você não deve fazer perguntas estúpidas, porque ele é Deus, e eu não posso provar isso a você. Deus o faráPor muito tempo você está Rasta?Eu sempre fui um rasta, mas no começo eu não sabia sobre isso. É difícil explicar como é, mas é porque chega um momento que você sabe quem você é ... Não é bem explicada, mas não vou explicar melhor, porque todo mundo pode encontrar uma explicação na Bíblia.Como você Rastaman possa gozar dos frutos da Babilônia?Frutos da Babilônia? Babilônia não tem qualquer fruta.
Mas usando os métodos que irá utilizar?

Meu pai não nega a técnica, pois ela é necessária. 
A técnica é necessária, por exemplo, mover-se pelo chão. E você sabe que ninguém pode parar o desenvolvimento. O desenvolvimento não é um problema, o problema é uma ilusão. O problema, problema grande é o dinheiro. O problema é quando as pessoas querem apenas coisas materiais.
Você vê a diferença entre falar "sobre" pessoas e "para" as pessoas?

Nós conversamos com as pessoas, mas também estamos conversando com eles. 
Queremos que as pessoas realmente viver. Nós não ouvimos de apoio para o sofrimento. Entretanto colocar a palavra entre outros, e também de mencionar isso. Lembre-se, no entanto, que a vida real é o amor, poesia, música ...
Lotes de cantar em liberdade, por isso, para você o que é liberdade?

Liberdade significa para mim, para unir as pessoas. 
As pessoas devem ser livres e têm o direito de seus próprios termos. Nossa mente deve ser independente, e isso pode ser alcançado com a direita religiosa rastafariańskiej.
A sua música não é sobre o rádio. 
Por quê?

Algumas pessoas não gostam de ouvir a verdade sobre a realidade. 
Mas isso não é tão importante. Se as pessoas não vão ouvir o rádio, eles vão tê-lo em casa, será capaz de ouvir e dançar. Rádio é a coisa importante, mas se uma música surge de novo e você não vai ouvir isso no rádio, a maior promoção de então é que era proibido. E quando a música é proibida - todos querem ouvi-lo
Muitas vezes, falando sobre o Juízo Final, se você acha que ele vai ser em breve?

Judgement Day acontece todo dia. 
Muitas coisas têm acontecido.
Como o quê?

Por exemplo, uma bomba. 
A única maneira que o homem para sobreviver a esta é não fazer nada. Se você vê uma arma, morrem pela arma.
Como abordagens para o tema da morte no rastafarianismo?

Nós não lidamos com a morte. 
Todo o significado na vida. O mundo atormentado com a morte, porque as pessoas não entendem Deus. Eles não vêem que Ras Tafari é Deus. Ele não tem fim e não tê-lo.
Você já pensou sobre o futuro, sobre o que você faz em poucos anos.?

Sim. Meu futuro está em algum lugar as partes verdes do planeta. Suficientemente grande para que eu poderia facilmente viver lá. Eu não acho que a Jamaica foi o meu refúgio. É muito sujo. Algo novo, Etiópia, de aventura. Aí começa a verdadeira vida. O lugar do meu destino é a África, é suficiente para todos. Virá um dia em que vai jogar jogando e me mudar para a África. Eu não vou dar nenhum sinal de vida e não vou ficar com ninguém viu.
Enquanto isso, o combate?

Eu não tenho tempo para brigar. 
Se eu bater, causando o dano. Deixo o julgamento para Deus. Pedras não interromper o curso do rio.