30 ANOS SEM O “SANTISTA” BOB MARLEY!
Marcadores: :: Football ::
Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley (Nine Mile, 6 de Fevereiro de 1945 — Miami, 11 de Maio de 1981*), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Bob Marley, o rei do reggae, esteve no Brasil uma única vez, em Março de 1980, e jogou no campo de Chico Buarque.
Bob Marley, Junior Marvin (guitarrista dos Wailers), Jacob Miller (vocalista do Inner Circle), Chris Blackwell (diretor da Island Records) e a esposa Blackwell, Nathalie, vieram ao Brasil em um jato particular para participar da festa que inaugurou as atividades do selo alemão Ariola no país. A Island, gravadora original dos Wailers, era então um selo da Ariola. Bob interrompeu as sessões de gravação que resultariam no álbum ‘Uprising’ para vir ao Brasil. Na descida em Manaus, para reabastecimento, o jato ficou retido por algumas horas. O governo militar certamente não estava vendo com bons olhos a vinda daquela comitiva enfumaçada. Depois de alguma negociação as autoridades acabaram cedendo, mas sem liberar vistos de trabalho, o que desestimulou os que pensaram em improvisar uma apresentação deles em solo brasileiro. Depois ainda desceram em Brasília e rapidamente decolaram em direção ao Rio de Janeiro.
No dia seguinte, pela manhã, eles trataram de dar algumas voltas pela cidade maravilhosa fizeram questão de conhecer a favela da Rocinha, que acharam bastante parecida com os guetos da Jamaica. Como não haviam trazido um cozinheiro para Ihes preparar a comida I-tal – cozinha natural seguida pelos rastafaris – Bob, Junior e Jacob só se alimentaram com sucos de frutas. Segundo um acompanhante brasileiro, cada um bebeu quinze copos de suco e Bob gostou mais dos de manga e maracujá. Depois os três partiram para as compras e percorreram as lojas de material esportivo atrás de uniformes e outros equipamentos. Os instrumentos musicais também não foram esquecidos e os três rastas levaram violões, maracas, atabaques e cuícas. Os artigos esportivos tiveram a sua estréia no famoso jogo no campo de Chico Buarque.
O trio jamaicano chegou as 16h00 no km 18 da Avenida Sernambetiba – três horas atrasados – quando os funcionários da Ariola jogavam animadamente contra alguns dos contratados da gravadora no Brasil, como o anfitrião Chico Buarque, Toquinho, Alceu Valença e outros. Logo que eles chegaram os times foram rapidamente redistribuídos e ficaram assim: Bob Marley, Junior Marvin, Paulo César Caju, Toquinho, Chico e Jacob Miller de um lado; e do outro Alceu Valença, Chicão (músico da banda de Jorge – ainda Ben) e mais quatro funcionários da gravadora. Antes de começar o jogo Bob ganhou uma camisa 10 do Santos e sorriu, dizendo “Pelé” para depois explicar que jogava em qualquer posição. Mas ele foi mesmo para o ataque e o placar foi de 3 a 0 para o seu time, com gols dele (documentado pela TV), de Chico e de Paulo César. Este, que jogou na Copa de 70, foi o mais festejado por Bob, que lhe disse: “Sou fã de seu futebol”, ao que Paulo César respondeu, “E eu de sua música”. Mas a principal razão para a vinda dos jamaicanos era a big festa da gravadora e logo que o jogo acabou eles voltaram para o hotel.
O sonho de uma apresentação de Bob Marley no Brasil jamais se concretizou, mas ao menos tivemos a oportunidade de conhecer outro lado de sua personalidade, mostrando que longe dos palcos e dos estúdios ele era apenas uma pessoa como qualquer outra. Todos os jornais que cobriram sua visita destacaram o fato de que ele se mostrava sempre acessível e disposto, sem traço de estrelismo.
Bob Marley no Brasil - 1980
Marcadores: :: Friends ::
Em 1980 Bob Marley esteve no Brasil. Mas não veio para cantar, e sim uma viagem à convite da gravadora alemã Ariola, que era quem passaria a lançar seus discos por aqui, e estava se instalando no Brasil. Marley fez contatos com músicos locais, talvez tenha experimentado a "ganja" brasileira, jogou futebol - uma de suas paixões - no campo de Chico Buarque, enfim, conheceu nosso país e alguns de nossos artistas, principalmente os contratados da gravadora Ariola, como o próprio Chico, que havia trocado a Philips/Phonogram pela nova gravadora. Dentre outros contratados da Ariola também estavam Moraes Moreira, Marina Lima (que na época era só Marina) e Alceu Valença.
No Brasil, Marley também participou de festas promovidass pela Ariola, ao lado de seus astros brasileiros, como a registrada nessa foto, que foi publicada 8 anos depois, no dia 13 de março de 1988 na coluna Rio Fanzine, do jornal O Globo, relembrando sua passagem por aqui, acompanhada do seguinte texto:
"Viramos a ampulheta um pouco no tempo. Caímos em 1980, quando um famoso músico jamaicano nos visitou. Naquela época, o reggae ainda era pouco conhecido/divulgado por aqui, embora lá fora ele já estivesse influenciando algumas cabeças brilhantes e fazendo com que conceitos musicais fossem revistos.
Sua visita teve como 'desculpa' o lançamento de sua nova gravadora, a Ariola. Alguns, contudo, insistem até hoje que ele esteve entre nós procurando uma cura para um mal aparentemente incurável: o câncer, que lentamente tomava suas forças. Se a segunda hipótese for verdadeira, ela não foi útil, já que pouco depois, num triste dia, ele se foi.
Restou sua música, sua eterna música. Restaram lembranças. Principalmente entre os privilegiados que tiveram a oportunidade de travar um contato, o menor que fosse, com ele. O Rio Fanzine gostaria de de ter puxado uma cadeira e sentado nessa mesa aí da foto.Gostaríamos de ter conversado com Jacob Miller, trocado figurinhas com Moraes Moreira e procurado saber mais coisas sobre a emergente carreira daquela jovem e bela cantora de nome Marina.
Mas acima de tudo, gostaríamos de ter falado com ele. Sobre futebol, sobre religião, sobre poesia e, claro, sobre música. Para o final da noite irmos para casa com saudades. Saudades de Bob Marley."
Bob Marley and The Wailers – Live Forever 2CD 2011
Marcadores: :: Downloads ::
Vivo para sempre, Bob Marley e sua genial banda The Wailers estão imortalizados na história da música
O trabalho será lançado em CD duplo, vinil e formato digital. Veja, abaixo, a tracklist completa de Live Forever:CD 1
1 – “Greetings”
2 – “Natural Mystic”
3 – “Positive Vibration”
4 – “Burnin’ and Lootin’”
5 – “Them Belly Full”
6 – “The Heathen”
7 – “Running Away”
8 – “Crazy Baldhead”
9 – “War/No More Trouble”
10 “Zimbabwe”
11 “Zion Train”
12 “No Woman, No Cry”
CD 2
1 – “Jamming”
2 – “Exodus”
3 – “Redemption Song”
4 – “Coming in From the Cold”
5 – “Could You be Loved”
6 – “Is This Love”
7 – “Work”
8 – “Get Up, Stand Up”
Não existe quem não conheça Marley, suas músicas fazem parte da trilha sonora de todo ser humano, pelo menos, em algum momento da vida. Comigo não é diferente, o trabalho do jamaicano já esteve presente em grande parte da minha vida. Posso relacionar cada música com algum momento distinto. Enfim, sou uma pessoa suspeita para falar do estilo. Reggae é amor, alegria, sabedoria e paz. É o ritmo que deslumbra o dono dessa coluna a qualquer momento, basta ouvir por alguns segundos e um sorriso se estampa em meu rosto. Obrigado pelas ótimas vibrações, Bob Marley!
Legend Bob Marley Covers Rolling Stone Magazine + 50 Cent Suited For Smooth Cover
Marcadores: :: Magazine ::
Bob Marley Special Issue by Vibrations Magazine
Marcadores: :: Magazine ::

The contents of this issue goes through Bob’s life chronologically and covers many topics. It starts with him as a young boy growing up in Kingston and what he learnt at Studio One with Coxsone Dodd, how the Wailers came together and the great influence of Lee Perry on the group, how they slowly reached the international music scene and became highly influencial. There are also a lot of information about the connection to the Rastafari movement and Bob’s political implication. All this information is covered through interviews of Bob, rare and unseen pictures, a discography and more.
BOB MARLEY 1980 ROCK & FOLK MAGAZINE (FRANCE) BOB MARLEY 1980 ROCK & FOLK MAGAZINE (FRANCE)
Marcadores: :: Magazine ::
MAGAZINES| BOB MARLEY COVERS BILLBOARD
Marcadores: :: Magazine ::
Reggae music legend Bob Marley covers this week’s Billboard Magazine. In the feature article, the magazine profiles the Marley estate and their quest to maximize profits from Marley’s likenesses and music 30 years after his death. While some may see this as exploitation, its no different than what every other dead celebrity brand has done, including Elvis, Johnny Cash, and most recently, Michael Jackson. The Marley estate in particular suffers from extreme bootlegging of not just his music, but of his image used on random products from bobble heads to plush toys, without their consent! Read the article . It’ll be interesting to see how they will turn this around. Are You Still Interested In Bob Marley
Bob Marley And Football
Marcadores: :: Football ::
Este é um segredo para ninguém: todo mundo sabe que Bob gostava de futebol, e como ele disse muitas vezes durante as entrevistas, ele teria se tornado um jogador de futebol profissional se não tivesse sido uma cantora. Mesmo seu melhor amigo (Alan "Skill" Cole) era um jogador de futebol profissional. "Eu tenho duas paixões: reggae e do futebol", como ele disse uma vez. Ou "O futebol é a liberdade".
Sempre que Bob tocava música, a bola nunca foi longe. Ele iria jogar futebol na maioria das vezes antes de um show, nos bastidores ou durante o soundcheck. O ônibus de turnê também seria equipado com uma televisão para lhe permitir assistir aos jogos. E sempre que Bob jogou futebol, sua guitarra nunca foi muito longe também. Música e futebol não podiam ser separados.
Sempre que Bob tocava música, a bola nunca foi longe. Ele iria jogar futebol na maioria das vezes antes de um show, nos bastidores ou durante o soundcheck. O ônibus de turnê também seria equipado com uma televisão para lhe permitir assistir aos jogos. E sempre que Bob jogou futebol, sua guitarra nunca foi muito longe também. Música e futebol não podiam ser separados.
LPs - 1977
Marcadores: :: Vinyl Gallery ::
Waiting in vain Waiting in vain One love Jamming Exodus Exodus | Waiting in vain Waiting in vain Waiting in vain Exodus Exodus Exodus |
LPs - 1978
Marcadores: :: Vinyl Gallery ::
Is this love Is this love Rastaman live up Misty morning Satisfy my soul Stir it up | Is this love Is this love Rastaman live up Misty morning Stir it up Is this love Kaya |
Assinar:
Postagens (Atom)